![]() |
Foto: Armazenamento de Condimentos / Reprodução |
Antes de comprar temperos para transformar suas receitas, é importante saber como armazená-los! Guardar condimentos corretamente é fundamental para garantir sua durabilidade, preservação de aroma e sabor, e para que eles estejam perfeitos na hora de utilizar.
Confira algumas dicas para armazenar e conservar temperos secos e ervas frescas na cozinha!
Mantenha longe de umidade
A umidade é uma grande vilã na conservação de temperos, especialmente dos temperos secos. Guarde esses condimentos sempre em locais secos e arejados, fora da geladeira. Quem mora em locais naturalmente úmidos deve comprar sempre pequenas quantidades de cada item, para que eles não se estraguem com o tempo.
Já as ervas frescas podem ser mantidas na geladeira para melhor conservação. Porém, para que não sejam expostas a umidade excessiva, faça buquês com guardanapos de papel.
Evite excesso de calor
Excesso de calor pode comprometer o sabor e o aroma dos condimento. Não armazene em locais que ficam expostos ao sol e deixe sempre longe do calor. Os temperos em pó podem ser armazenados na geladeira em um recipiente de vidro bem vedado.
Congele ervas frescas
Conservar ervas frescas no freezer é uma excelente forma de fazer com que elas tenham maior durabilidade e possam ser usadas dias depois de colhidas ou compradas. Alecrim, orégano, sálvia e tomilho podem ser congeladas em azeite ou óleo, evitando o escurecimento das folhas.